quinta-feira, 6 de junho de 2013

O dia em que presenciei um milagre!

Hoje foi o meu dia de voluntária no HC, foi um dia muito cansativo, não parei um minuto sequer, mas também extremamente gratificante... vou tentar descrever à vcs  este dia perfeito! Quando cheguei por volta das 9hs, encontrei uma gestante de 21 anos, em TP  muito assustada e chorosa,  tinha um histórico de anorexia e depressão, e eu pensei "Meu Deus, que eu consiga demonstrar o seu amor para ela!" Já fui me aproximando dela , fazendo uma massagem, oferecendo minhas mãos na hora da contração e fazendo carinho em seu cabelo, então como um passe de mágica, ganhei seu coração e sua confiança!

Também tinha no pré parto uma gestante induzindo o parto , mas ela já estava na quarta gestação e portanto bem mais tranquila e independente! Então priorizei cuidar mesmo da Dai, a levei p o banho e ela estava com 4 cm de dilatação mas extremamente debilitada e fragilizada.

Enquanto ajudava a Dai, chegou uma paciente que se chamava Ana Beatriz, bolsa rota, com 1 de dilatação, ainda com poucas contrações, então ouvi a médica dizer que ela já estava na décima primeira   gestação, mas que todas as outras não  tinham dado certo, abortos espontâneos , duas gestações com óbito fetal, então já tinha passado por várias curetagens e dois partos com os bebês em óbito.

 Ela chegou muito feliz, várias médicas já conheciam a sua história e a tratavam com muito carinho e zelo. Por volta do meio dia,  começou ter as contrações mais intensas, então eu largava a outra gestante  e corria para fazer massagem nas costas dela, pois eu via que ela mesma esfregava as costas, tentando aliviar a dor... A Ana também era cristã,  começamos conversar e ela me contou que os médicos disseram que ela não poderia mais engravidar, pois ela já estava com 35 anos e já não tinha mais fertilidade, então quando iria começar um tratamento de fertilização lá mesmo no HC, ela engravidou, nem precisou tratar... como ela mesma me disse quando os homens lhe disseram não, Deus lhe disse SIM! Depois de toda aquela luta, ela iria viver a maior alegria da sua vida e também sua experiência mais intensa!

As contrações aumentaram de repente, ficaram muito fortes , longas e constantes, uma atrás da outra, então eu deixei a Dai com o marido e levei a Ana para o banho, lá ela se acalmou um pouco, saímos do banho e a residente fez um toque, ela passou de 3 para 7 cm de dilatação em 1h, meu Deus, nem acreditamos, o marido dela chegou e foi ser seu acompanhante, ela chorava muito, pois sua dor era muito intensa, eu não tinha coragem de ir almoçar , o C.O. estava lotado e elas precisavam da minha ajuda! Me revezava entre uma e outra, e também cuidava das outras que não estavam em TP, então fui "engolir" um pastel na copa e quando voltei , fomos novamente p o banho para aliviar aquelas dores, ela ficou uns 10min. e o marido dela me chamou dizendo que ela estava com vontade de fazer força, ela saiu do chuveiro e a levamos para o quarto, chamei a dra. e ela tocou, 9 cm  de dilatação, quase total!

Eu orava com ela todo o tempo tentando acalmá-la. A médica decidiu que a levariam p a sala de parto p que fosse feito uma analgesia, pois ela realmente não aguentava mais, o processo estava muito rápido e intenso! Quando chegamos na sala a anestesista perguntou com todo respeito se ela queria analgesia ou não, que ela poderia optar(como eu amo esse hospital!), ela ficou em dúvida, a dra. explicou e ela acabou aceitando, o relógio marcava 14h10min. naquele momento, a sua dilatação estava total, mas depois da analgesia o TP deu uma desacelerada... depois de várias forças, às 14h50min o Francisco nasceu! Ele  nasceu super bem, chorando muito forte, a pediatra o colocou nos braços da Ana, e mãe e filho choraram juntos, um choro que nunca vou me esquecer, um choro de desabafo, após tantos anos de decepção e frustração, um choro de alívio de finalmente ter dado certo, um choro de felicidade plena de ver o seu sonho realizado! Foi um momento perfeito, lindo e emocionante!  E eu fiquei lá, com lágrimas nos olhos agradecendo à Deus pelo privilégio de ter visto aquele milagre!!!!!!!!!!!!!!

Depois de tudo isso, voltei para cuidar da Dai, quando ela me viu, me chamou perto dela, encostou se rosto no meu e começou chorar, a dra. examinou e disse  que ela estava com 8 de dilatação, mas a bacia era muito estreita e a bebê não conseguia descer, mas que esperaria mais um pouco, e, se não evoluísse, faria uma cesárea,  levei ela novamente p o banho, mas ela estava exausta, não se ajudava, queria voltar p cama e deitar, diante disso, a dra. optou pela cesárea... Eu fiquei com ela até que fosse anestesiada e me chamaram p um outro serviço. Quando voltei, a Laurinha já havia nascido, tão branquinha, gordinha, coisinha mais linda do mundo!

Às 16h30min. chegou mais uma parturiente com 5 de dilatação, mas só pude ficar com ela até as 18h30, pois já havia passado da minha hora, ensinei as massagens p o marido, me despedi de todas e a Day e a Ana me agradeceram e disseram que eu fui um anjo na vida delas e que sem mim elas não teriam conseguido!

  No final do dia, um residente me perguntou o que eu fazia, se eu era enfermeira, eu respondi que era uma doula voluntária, ele me disse que eu devia amar  muito o que eu fazia, pois estava escrito no meu rosto e nos meu olhos! Eu sorri, agradeci e pensei: Como eu sou realizada sendo doula, passo por algumas lutas, mas dias como esse fazem tudo valer a pena!  Amo muito essa minha vocação, cada vez mais tenho a certeza que eu nasci para ser uma doula!!!!!!!!!!!!!!!


Ana Beatriz, Francisco(milagre de Deus) e eu! 






9 comentários:

  1. Meu Deus, Carla eu chorei com esse lindo testemunho, não pude estar lá ontem, mas que alegria dessa mulher em ver que sua "última" gestação Deus foi fiel e colocou sua mãos, lindo o Francisco, que Deus possa abençoar a cada dia essa família e também você por estar sempre a disposição....Deus se agrada disso.

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Q lindo... chorei, pra variar, rsrsr Amiga, q lindo, como Deus é maravilhoso!!!! Glória a Deus pela vida desses bebês e pela sua tbém... ñ tem como ñ me lembrar, do parto da Agatha, de cada olhar de amor q vc tinha comigo... Tenho certeza q Deus vai te honrar muito!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Lindo Carla! Que Deus te capacite e abençoe cada dia mais pra fazer a diferença na vida dessas mulheres! bjs

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Carla! Vc é um anjo de Deus! Que Ele te abençoe cada vez mais pra vc sempre conseguir seguir sua missão!!!
    Bjss
    Angelita

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Gente! O que eu mais quero é ser usada cada vez mais e mais para levar o amor de DEUS para as minhas amadas gestantes!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Carla pelos serviços que vem fazendo. Deus te abençõe. Bjs Ale.

    ResponderExcluir
  7. Nossa que dia cansativo e feliz neh?! Que lindo Carla :) Hum o CH aí é Hospital das Clínicas tbm?

    ResponderExcluir
  8. Nossa..chorei aqui... parabéns Carla por permitir Deus te usar! Bjss.

    ResponderExcluir