sexta-feira, 3 de maio de 2013

Ocitocina : o hormônio do amor

Desde que comecei atuar como doula tenho ouvido muito falar da ocitocina, mas o que é ocitocina afinal ?


Função da ocitocina
A função da ocitocina é estreitar o vínculo afetivo entre mãe e filho, além disso, é o hormônio que faz com que o útero contraia no final da gravidez para que o bebê nasça.
A ocitocina é chamada de hormônio do amor pois está intimamente ligada à sensação de prazer e de bem estar físico e emocional, e à sensação de segurança e de fidelidade entre o casal.

Ocitocina no homem

No homem, a ocitocina é capaz de deixá-los menos agressivos, mais amáveis, generosos e com comportamentos sociais mais adequados, embora sua atuação seja muitas vezes bloqueada pela ação da testosterona.

Ocitocina no parto

A função da ocitocina no parto é promover as contrações uterinas de forma ritmada até que o bebê nasça. Quando a mulher entra em trabalho de parto naturalmente a ocitocina produzida pelo próprio corpo encarrega-se deste trabalho.
Mas quando o trabalho de parto está muito demorado, ou não ocorre espontâneamente e precisa ser induzido, os médicos podem injetar a ocitocina sintética na corrente sanguínea da mulher para acelerá-lo.

Ocitocina na amamentação

A ocitocina também têm um papel importante na amamentação. Quando a mulher dar de mamar ao bebê olhando e admirando-o a ocitocina é naturalmente liberada e o leite flui com maior facilidade, havendo ainda um estreitamento da relação entre mãe e filho(a).
Contudo, o médico pode receitar o spray de ocitocina para ser utilizado de 2 a 5  minutos antes de cada mamada ou antes da retirada do leite com a bombinha, se a mulher tiver dificuldades em amamentar ou se for mãe adotiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário