terça-feira, 14 de maio de 2013

Deixamos de "ser" humanos e viramos robôs ?

      Neste sábado antes do  dia das mães fiquei de acompanhante em uma cesárea em uma maternidade particular de Curitiba, para uma das minhas gestantes. Quando eu cheguei na maternidade ela já estava na recepção e em seguida subimos para o C.O., quando chegamos a enfermeira se apresentou e falou que iria chamar a Dani, então eu perguntei se logo eu poderia entrar com ela, pois ela estava bem ansiosa...então ela me respondeu que eu só entraria se o dr. permitisse ! Como assim ? A lei do acompanhante não vale nada naquele lugar ??????? Então eu respirei fundo e respondi que já estava tudo certo com o médico, e ela falou "vamos ver quando ele chegar!"

  Então ela entrou para realizar os procedimento e eu fiquei lá fora por uns 30min. , que seria um tempo precioso, para ficar com ela, orarmos juntas...enfim, me chamaram para eu me arrumar , colocar as roupas esterilizadas , etc... e me deixaram plantada mais um tempo até que a enfermeira viesse me buscar.

   Quando eu entrei na sala ela já estava deitada, anestesiada e tremendo muito, então com toda a delicadeza de um robô, me mandaram sentar no banquinho preparado para mim . Fiquei falando com ela, e fazendo carinho para tentar deixá-la mais tranquila , então não se passou nem 5 minutos e falaram que eu podia ficar em pé para tirar as fotos , eu pensei em dar a volta p tirar de frente e eles disseram : Tem que ficar desse lado" , então tirei as fotos , a moça mostrou a bebê de longe p Dani e disse que iria examinar a bebê e já voltava , voltou uns 5min. depois , e disse que era p eu acompanhar ela para levar a bebê para mostrar p as amigas da Dani, quando fomos em uma portinha e as meninas começaram tirar fotos , foi automático , eu fui pegar a bebê no colo para registrar aquele momento  e a enfermeira puxou o bebê e disse :" não pode pegar! "  Eu fiquei super constrangida, só faltava eles escreverem um cartaz dizendo " Você não é bem vinda aqui!"

      Então ela me levou para a  saída e disse que eu tinha que ir embora naquele momento, e eu perguntei se não podia ao menos me despedir da minha amiga e ela respondeu: " Não , agora vc não entra mais ! "
 
     E assim, depois de toda essa "hospitalidade" , eu saí do C.O. com uma sensação de fracasso, de humilhação , de não ter conseguido dar o apoio que a Dani necessitava de mim, mas Deus na sua infinita Graça e Misericórdia supriu tudo isso e a Dani me falou depois que mesmo assim eu havia feito muita diferença !

     O que está acontecendo com as pessoas? Porque elas agem dessa maneira, com tamanha frieza que esquecem que estão lidando com seres humanos  e não com objetos?


Carla





2 comentários:

  1. Nossa Carla como vc passa por uns momentos chatinhos como DOula neh?! COmo existe falta de respeito com uma profissional que só quer ajudar! Tristeza viu!?

    ResponderExcluir
  2. Vdd Nádia... mas eu creio que estamos em um processo e uma hora esta situação de descaso e humilhação irá mudar! E um dia seremos muito bem aceitas nos COs da vida!

    ResponderExcluir