quarta-feira, 29 de maio de 2013

O GO dos Meus, dos Seus, dos Nossos Sonhos!!!!!!!!!!

Tanto temos falado de parto humanizado, de mentira e enganos dos médicos, parece que estamos vivendo uma guerra: obstetras de um lado (do mal claro....rsrs) e doulas, enfermeiras e obstetrizes do outro . Eu conheço apenas duas GOs que eu indicaria de olhos fechados para as minhas parturientes, mas elas estão sempre com suas agendas lotadas e parece um "verdadeiro parto" conseguir um horário com elas! 

Em todos os partos que eu tenho atendido , parece que eles fazem questão de me mostrar a minha insignificância diante de sua equipe hospitalar, mal olham nos meus olhos, falar comigo então , nem pensar!

Fora quando eu ligo para um hospital particular e ouço da enfermeira chefe: 
O diretor do hospital proibiu a entrada de doula no C.O.! 
Eu respondo :  Como assim ? E a lei do acompanhante? Se a minha gestante optar pela minha companhia não tem como barrar a minha entrada!
Enfermeira: Só o pai pode ser acompanhante !
Eu ( respirando fundo , com vontade de gritar): Então , já que é proibida a entrada de doula, eu vou dizer que sou amiga, irmã, mãe (que não é mentira, pois durante o percurso é o que nos tornamos) e vcs tem que me deixar entrar, porque a ESCOLHA É DA GESTANTE!
Enfermeira: Não acho viável vc falar mentiras né ? 
Eu (roxa de tanta raiva) : Então minha gestante vai optar por outro hospital!
Enfermeira: Vcs decidem o que é melhor !

E assim acabou nossa conversa tão amistosa! Meu Deus! Quem vai nos defender Senhor? Quando vou poder fazer meu trabalho que tanto amo, sem ser humilhada e rejeitada por este sistema absurdo, corrupto e mentiroso?

Eu não quero ser médica, eu não quero ser enfermeira, eu quero ser doulaaaaa !!!!!!!!!!!!!! Porque não me deixam fazer o meu trabalho? Fora os hospitais, que falam para as gestantes que aceitam sim o trabalho de doula e na hora chega um plantonista "semi deus" e diz: no meu plantão eu não me responsabilizo por doulas!
Se responsabiliza pelo que? O que ele acha que eu faço? E se eu continuar a contar todos os maus tratos vou começar a chorar...

 Então hoje eu li uma entrevista de um médico de Florianópolis em que ele falava do atendimento pelo SUS fosse humanizado e que já que a lei só permitia um acompanhante de cada vez, então que deixassem a doula no pré parto e o pai entrasse na hora do nascimento! 

Trechos da entrevista:
Desde 2005, uma lei federal garante à gestante o direito de levar um acompanhante para a sala de parto. Se a mulher ficar dividida entre levar o marido ou uma enfermeira, poderia haver um acerto para os dois trocarem de lugar na hora do nascimento. Então a doula (acompanhante que auxilia a parturiente) ou a enfermeira estaria dando suporte à gestante na maior parte do tempo.

E a parte mais linda da entrevista:
O que é parto humanizado? 
Ele não é uma modalidade de nascimento, muita gente ainda faz essa confusão, achando que parto humanizado só pode ser natural, de cócoras, na água. Mas qualquer parto pode ser humanizado. O objetivo do parto humanizado é tornar o momento especial e com boas recordações. Que o nascimento ocorra num ambiente seguro, tranquilo, com alívio da dor e na companhia que a mãe escolher. O parto é da família e cabe ao médico assistir ao nascimento sem interferências. O parto humanizado devolve isso para a mulher.


Ele existe! Um médico que defende parturientes, parto normal e doulas! De onde saiu esse tem mais???? Por favor mandem p Curitibaaaaa !!!!!!!!!!!!! Será que tem uns desses escondidos por aqui, que eu ainda não conheço? Será que está disfarçado? Deus, manda ele p nos defender! 

Carla Bichara



3 comentários:

  1. Como esse médico ai tá dificil encontrar...
    Multiplica Senhor! rsrs

    ResponderExcluir
  2. Q lindo amiga, fiquei com vontade de chorar... q Deus ouça nossas orações, e nos envie muitos médicos como esse!!!!

    ResponderExcluir