sábado, 25 de maio de 2013

O Pânico do Parto Normal

    Como doulas , o nosso maior desafio nos dias de hoje em nosso país é mudar esta cultura de que o parto normal é o vilão, é o que faz as mulheres "sofrerem sem necessidade" que é a frase que eu mais ouço, mas também já ouvi "não sou cachorra p parir!"  Essa foi a pior de todas, tive que respirar fundo e pedir à Deus domínio próprio para não estrangular aquela criatura! 

     Infelizmente, essa é a dura realidade hoje no Brasil , a Organização Mundial de Saúde estabeleceu uma taxa de que apenas 15% dos casos deveria evoluir para uma  cesárea, mas no Brasil, a taxa chega em 50% e nas maternidades particulares a quase 90% de cesáreas ! 

     Como lutar contra isso? Se os próprios médicos, que as gestantes tanto confiam, induzem cesáreas totalmente desnecessárias? Com as indicações mais mentirosas e absurdas possíveis , e olha que ultimamente eles vem se superando na criatividade! 

      Sempre alguém tem um parente que sofreu no parto normal, mas se acontece algo na cesárea, "ah os médicos fizeram de tudo! "  

     Outro dia eu postei uma foto sobre a novela da rede globo em que a mãe e o bebê morrem no parto normal (como se na cesárea não houvessem emergências) e houve literalmente um debate sobre o assunto! A minha amiga que também é blogueira ,que sofreu um grande trauma no parto da sua  filha mais velha, na hora do parto devido à uma série de acontecimentos, sua filhinha teve anóxia neonatal, como ela mesma me explicou é a falta de oxigenação no cérebro do bebê, e isso teve como consequência uma grave paralisia cerebral escreveu um texto expondo a sua opinião sobre o assunto . 

Então vou postar agora qual foi a minha resposta à uma mãe tão ferida e traumatizada com o parto natural :

   Oi Val, é realmente bom a gente poder se expressar isso cura nossa alma ! Mas também quero deixar aqui a minha maneira de ver tudo isso ... Eu nunca disse que sou contra a cesárea , esse procedimento é sim uma benção, quando se trata de salvar vidas ! E como vc falou , eles poderiam ter feito uma cesárea de emergência... Assim como também não sou contra nenhum procedimento cirúrgico , desde que necessário . Como eu falo p as nossas gestantes, vc faria uma extração da sua vesícula , de um rim , ou qualquer outro órgão , ou qualquer outra cirurgia de pequeno , médio ou grande porte , se o seu corpo estivesse totalmente saudável ?

      Mas , imprevistos e acidentes acontecem em nossas vidas , um infarto fulminante sem aviso prévio , estes dias um conhecido meu                        teve uma convulsão e morreu , pessoa totalmente saudável , inclusive atleta , mas continuando , mortes em parto , mortes em cesárea (a minha amiga teve uma embolia pulmonar após uma cesárea de emergência e por milagre do Nosso Deus ela sobreviveu !) , pré eclâmpsia , etc...

  • E também existem profissionais e profissionais , vc é a prova viva disso tanto no seu parto como com a Camilinha... Eu sei que tudo o que eu disser , não vai te convencer do contrário e nem tenho esta pretensão, mas o que eu quero é que vc seja curada disso tudo , mesmo fazendo uma cesárea eletiva, como vc deseja, mas que vc se sinta totalmente livre, que vc perdoe médicos , o parto normal...rsrs... até mesmo Deus por vc ter passado por momentos de tamanha dor, mas eu conheço vc e sei que a Camilinha , esse anjinho que Deus colocou nesse mundo p nos ensinar tantas coisas , não poderia ter uma mãe mais dedicada, amorosa e guerreira do que vc !
  •  E para terminar, eu só quero te dizer que eu tive síndrome do pânico há uns anos atrás , e tudo o que eu via era morte , doença , acidentes, fatalidades e eu pensava Meu Deus viver nesse mundo é tão injusto ! Viver é um risco de morte todo dia ! E hoje , que já fui curada por esse Deus tão lindo , eu vejo que realmente viver é um risco , mas quando a gente sabe que está sendo protegida e amparada por um Pai que nunca naos abandona , que dá ordens aos seus anjos ao meu respeito e que vai me guardar e cuidar de mim mesmo nos momentos de dor e desespero , mesmo nos momentos em que eu achar que estou sozinha, eu não sinto mais medo !

     E só concluindo: Devemos entregar todos os nossos medos, aflições, dores,  preocupações, dúvidas e ansiedades para o Único que pode nos ajudar ! 







    (E amiga desculpa eu não postar o seu texto, e como eu disse escrever demais é coisa de blogueira...rsrs... e ficaria muito longo,e já que o blog é meu, então com muita "democracia" eu postei apenas uma parte, a minha..rsrs...!

    Mas já deixo aqui a indicação do blog dela que é incrível, uma lição de vida realmente!

    Te amo amiga! http://camilinhaamorincondicional.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário