segunda-feira, 25 de março de 2013

E se lhe perguntaram “pra quê ter uma doula?”, você pode responder: “Sei lá, pra quê ter uma amiga?”

Algumas pessoas podem pensar , que uma doula é totalmente desnecessária , que já tem o marido , o médico , a mãe , etc... Uma doula jamais substituirá a importância  do marido , o amor de uma mãe e a parte profissonal e técnica do profissionais da saúde , mas também por outro lado nenhum deles pode substituir a presença de uma doula !

A doula é uma pessoa preparada para dar todo o apoio físico e emocional    para a parturiente  no  momento do trabalho de parto e pós parto ,muitas vezes   toda a  família fica apavorada com o processo, maridos entram em estado de choque literalmente , mães que falam que suas filhas não precisam passar por esta dor e deviam logo fazer uma cesárea , tias contando histórias tristes sobre parto normal ... rsrs...enfim , um turbilhão de emoções coletivas !

É nessa hora que a doula entra em ação , dizendo que tudo aquilo é normal e necessário  , que tudo vai dar certo ,acalmando a gestante e os demais . Não é que a doula não sinta a emoção , preocupação e amor , muito pelo contrário , nessas alturas já viraram  grandes amigas e tias postiças dos bebês , e por isso mesmo que elas conseguem passar tamanha segurança e confiança , pois é uma pessoa amiga , que quer o seu melhor  ,que já passou pela mesma situação  várias vezes e sabe o que fazer , que está ao seu lado  segurando sua mão e não um profissional que acaba de conhecer e não sabe e nem o seu nome !

Por isso é tão injusto que a saúde no Brasil  ainda não entenda a importância da doula e ainda existam hospitais e  médicos não humanizados que não aceitam e barram a presença dessas mulheres  nos centro cirúrgicos e a gestante tenha que optar pela companhia do pai (vó ou irmã ) da criança  que é o laço de sangue ou da acompanhante especializada para ajudá - la nesta hora de tamanha fragilidade ...

Creio que não só eu como todas as doulas deste país sonhem com o momento em que haja maternidades e profissonais preparados para o parto  natural  ,que tenham salas de parto que comportem doula e acompanhante familiar , banheiras , bolas ,  e acima de tudo carinho e respeito , respeito pela vontade da mulher , de que modo ela quer dar a luz se tudo estiver bem , o entendimento de que gestante e o bebê são protagonistas desta história e não meros expectadores da "vontade soberana " de alguns médicos !

Resta ainda alguma dúvida de porque se contratar uma doula amiga  ?????

Carla




Nenhum comentário:

Postar um comentário