terça-feira, 20 de outubro de 2015

Rifa da Vida

Oi, oi gente querida! Quanto tempo que não escrevo por aqui, estou ficando enferrujada...hahaha...mas em tempos que tanto se fala sobre cesáreas desnecessárias, índices de GO que chegam a  0% de parto normal e discussões intermináveis nos grupos do facebook sobre a melhor opção, precisamos continuar falando sobre isso, até que se mude a cultura, até que se entenda que cesariana é uma cirurgia que traz riscos e como toda cirurgia deve ser feita quando necessária!

Eu resolvi mudar minha alimentação por motivos óbvios, preciso muito emagrecer e cuidar da minha saúde, parar de tomar remédios, me sentir mais disposta e tudo o mais, e p isso entendi que não devo fazer dieta e sim mudar meu estilo de vida, então como boa doula que adora evidências científicas, fui estudar sobre o estilo de vida paleo  lowcarb, que é o que existe de mais moderno nas pesquisas sobre o emagrecimento, que vai contra todo um sistema da indústria alimentícia e do emagrecimento, que consiste basicamente em cortar carboidratos do mal como farinha e açúcar, e comer carnes , ovos, gorduras boas e muito verdura e legume, vcs devem estar se perguntando" mas o que alhos tem à ver com bugalhos?"

Calma, eu explico: como eu disse, eu estava lendo sobre o assunto e tem um blog maravilhoso de um especialista, o dr. Solto, onde ele falava como uma mentira ditas várias vezes, se torna uma verdade, e aquele mito se torna um senso comum, pois na década de 70 um cientista fez uma pesquisa mal elaborada e disse ao mundo que a gordura aumenta o colesterol e leva à graves problemas  cardíacos e até mesmo à morte. E os cardiologistas, nutricionistas e profissionais da área aceitaram isso como verdade absoluta, o que torna o negócio do emagrecimento altamente rentável, pois as pessoas vivem emagrecendo e engordando, num eterno efeito sanfona, pois a farinha e o açúcar são como um vício e quanto mais comemos, mais queremos comer e foi provado e comprovado que a gordura animal e vegetal como óleo de côco e azeite de oliva, trazem saciedade para o nosso organismo , e só trazem benfeitorias, e o que nos prejudica realmente é o pão nosso de cada dia, o açúcar, e os ditos produtos diet e light.

Aí o dr. escreveu um post sobre as perguntas absurdas que as pessoas faziam quando começavam a dieta, pois o pânico causado pelo senso comum e pelo sistema de que a gordura mata, a gordura faz infartar, que o bacon é um veneno e a gordurinha da picanha então, valha-me Deus! Perguntas como: "Dr. eu estou comendo gordura, e comecei à sentir uma ardência nos olhos tipo conjuntivite, será que um efeito da dieta?" E por aí vai...tudo que acontecesse à partir daquele momento, seria culpa da dieta, pois  disseram que esse novo estilo de vida traria disposição e eu não posso ficar doente de jeito nenhum! Aí o dr. deu um exemplo que eu achei o máximo, ele disse que existe a rifa da vida, como uma pessoa que fuma bastante por exemplo, ela está adquirindo muitos cupons para um câncer no pulmão, mas pode ser que nunca seja "sorteada", aí vem uma pessoa com uma única ficha, a mais improvável, que nunca colocou um cigarro na boca e é "contemplada" com um câncer no pulmão...moral da história, vc pode fazer a alimentação mais correta do mundo, fazer exercicios como um atleta e morrer infartado com 40 anos pela único cupom que a vida lhe deu!

E é aí que entra a cesárea e o parto normal, pois A CULTURA CESARISTA está tão enraizada nas mulheres brasileiras, o senso comum das histórias trágicas de violências obstétricas que fizeram com que os partos se tornassem pavorosos, passaram de geração à geração e parto normal se tornou um sinônimo de perigo, de bebês com paralisia cerebral, o vilão, o causador de todos os males, p muitas mulheres parto é apenas dor e sofrimento desumano, e a cesárea é o refrigério, a salvação do nosso século para as mulheres, para o senso comum essa cirurgia não tem riscos, mães e bebês estão livres de qualquer morte ou catástrofe se escolherem a vontade dos médicos, que afinal estudaram 9 anos para isso! A verdade está muito longe disso, mulheres morrem por complicações na cesárea tb, bebês nascem com problemas respiratórios gravíssimos por prematuridade...as evidências mostram que as mulheres tem 2,3 chances maiores de morrer em uma cesárea do que no parto normal! A cesárea é uma cirurgia de médio porte, tem todos os risco da anestesia, mas o sistema nos fez acreditar de que é completamente seguro optar pelo ato cirúrgico, e é óbvio que como toda cirurgia , mesmo com seus riscos , salva muitas vidas, mas como eu sempre digo, ninguém faz uma ponte de safena se seu coração estiver saudável, quem , em total consciência quer passar por uma cirurgia desse porte sem necessidade? E porque então a cesárea é tão banalizada? 

O que me deixa mais horrorizada é a covardia de certos profissionais defensores da cesárea, quando acontece uma tragédia em um parto domiciliar, que começam esbravejar aos quatro ventos dizendo que se fosse no hospital aquilo não aconteceria! Oi? Mulheres e bebês  não morrem em hospitais? Nas mãos dos "semi deuses" nunca aconteceu um imprevisto? E me dói ver mulheres meio que aplaudindo e dizendo que se a gestante não tivesse sido egoísta e ter optado por um "parto da moda" nada disso teria acontecido! 

Concluindo, o parto normal é mais seguro para mãe e bebê? Sim, sem sombra de dúvidas! Mulheres e bebês podem morrer no parto mesmo tendo o melhor atendimento do mundo seja na cesárea eletiva  ou no parto hospitalar ou domiciliar? Podem! É a rifa da vida, o sr. destino, onde vc pode optar por nunca andar de carro, apenas de avião por ser o meio de transporte mais seguro e morrer de acidente aéreo, ser um jogador e morrer infartado no meio do campo mesmo tendo feito os exames mais complexos do mundo! 

Todos temos as nossas fichas, cedo ou tarde todos morreremos, somente à Deus pertence o futuro...o que nos cabe é procurar sempre o melhor, buscar informações, fugir dos sistemas que nos aprisionam, buscar sempre viver na verdade e no amor e saber que temos um Pai Amoroso e Protetor olhando por nós, e quando nosso dia chegar estará nos esperando com os braços abertos em nossa nova morada! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário