sábado, 16 de fevereiro de 2013

Meu Primeiro Parto Como Doula
















Quando voltei para Curitiba depois  do curso de capacitação do GAMA estava muito ansiosa para começar atuar como doula , mas também muito apreensiva com as dificuldades que eu enfrentaria pois sabia que ainda há muitas barreiras, preconceitos por parte dos médicos e hospitais . Mas pela graça infinita de Jesus em uma semana eu já estava atuando como voluntária no Centro de Obstetrícia de um dos melhores hospitais públicos de Curitiba .

Naquele dia por infelicidade não havia nem uma gestante em trabalho de parto , apenas cesáreas e partos começando com a indução , mas quando eu já estava desanimada e quase na hora de ir embora apareceu a Elaine , 19 anos , ela estava em pânico, não queria ajuda , não queria que encostasse nela , brigando com os médicos e enfermeiras e eu não sabia como me aproximar dela , meu coração estava disparado !

Então orei e pedi que Deus me desse uma estratégia , foi quando eu tive a idéia de oferecer o banho quente para aliviar as dores nas costas , ela me disse que aceitava , então a levei para o banheiro e praticamente entrei com ela no box , fiquei encharcada !  Ela chorava muito e eu perguntei se eu podia orar por ela para que Deus acalmasse o coração dela , ela aceitou e quando eu comecei orar
ela encostou o rosto dela no meu e naquele momento nos tornamos as melhores amigas ...

Então ela entrou no período expulsivo que é a hora que a gestante está com a dilatação total ou quase  e sente vontade de fazer força , fomos para a sala de parto e em todo momento ela procurava a minha mão , eu ajudei , incentivei, e dei todo o carinho que ela precisava ,enfim  nasceu um bebê lindo que ainda não tinha nome !

Depois ela me contou que ela estava sozinha , que o marido a tinha abandonado no início da gestação , e eu entendi porque ela estava daquela maneira , e ela me disse que nunca me esqueceria e que eu fiz toda a diferença no parto dela !

Foi maravilhoso ! Eu saí do hospital flutuando de felicidade com a certeza de que tinha cumprido o meu papel ... Depois disso fiquei viciada em partos , já assisti vários , já ajudei várias meninas , amigas queridas , irmã , comadres...rsrs ... mas a cada novo parto que eu vou ajudar o coração ainda dispara como da primeira vez e começa uma nova e deliciosa experiência !

Carla

Um comentário: