terça-feira, 2 de julho de 2013

Vida sexual após o parto normal !

Ontem estávamos em uma tira dúvidas de gestantes, e eis que surge a seguinte pergunta: "É verdade que parto normal deixa a mulher mais larga?"

 Também já ouvi, "não quero estragar o parque de diversões do meu marido", ou "meu marido não quer parto normal porque eu vou ficar laceada!" E por aí vai...

 Então resolvi pesquisar,para responder com propriedade:  li e reli , vários textos, fóruns, ri com alguns  absurdos de pessoas que não fazem a mínima idéia do assunto, e tb alguns garanhões ...rsrs... dizendo que já tiveram relações com "várias mulheres", com filhos e sem filhos e não sentiram diferença alguma!

O texto abaixo foi um dos melhores, esclarecedor e realista:

"Eis um grande mito. O canal por onde passa o bebê é como um diafragma , a vagina e o períneo (musculatura que envolve a entrada da vagina e ânus) são grandes e fortes músculos e sendo assim, tem a capacidade de relaxar e contrair, voltando ao tamanho normal ou muito próximo ao normal depois do parto.  A vivência do parto e a percepção de que é possivel utilizar esta musculatura pode melhorar e muito a vivência sexual da mulher e de seu parceiro. A melhor forma de prevenção da frouxidão da vagina ou da bexiga é através de exercícios que podem ser feitos com o períneo.  Evitar o parto normal ou submeter-se a episiotomia - corte cirúrgico feito na vulva e vagina para acelerar o parto – para evitar de ficar “ alargada” é um grande mito cultural hoje impregnado em nossa sociedade e que vem sendo lentamente revisto pela literatura científica." 

Mas ainda não satisfeita, resolvi fazer  uma enquete científica...rsrs... com as minhas ex -doulandas e algumas meninas de grupos de parto humanizado que eu participo, para realmente não deixar dúvidas...  não vou revelar a identidade por motivos óbvios....rsrsrs... segue os depoimentos:

"Da primeira filha (cesárea) demorou um bom tempo para voltar ao normal, agora da segunda filha ( PN)  não mudou nada, só melhorou...rsrs" P.

"Bom, fiquei com receio da "1ª vez", mas até que foi tranquila, e o medo vai passando com o tempo, e fiquei mais relaxada. Não fica "mais larga", mesmo que tenha levado pontos e/ou que os pontos tenham arrebentado. A tendência é que diminua a lubrificação natural, mas isso geralmente volta ao normal com o tempo (Por isso as preliminares são ainda mais importantes). A sensibilidade aumenta e isso, no começo se traduz em uma leve dor, mas com o tempo, fica bem bom. Espero ter ajudado!" R.

"Vc sabe q tive episio mais p mim melhorou e muito, tipo 100% melhor..rs" F.
"No começo doeu um pouco, mas a médica havia me orientado que essa dor seria a mesma se eu tivesse tido cesárea. Meu marido diz que tá mais gostoso, que parece bem mais apertadinho!" R.

"No começo foi melhor de antes do parto,  hoje um ano depois eu sofro com a episio..."  E. 
Na 1ª vez depois dos 40 dias doeu muuuuito, mas depois foi tudo igual.. parece até que melhor rsrsrsrs... J.


Pronto , minhas queridas gestantes, agora vcs já podem tirar suas conclusões! E não esqueçam de mostrar p os maridos !!!!!!!!!!!!

Um comentário: