Sei que esse blog é para falar de amor, humanização, respeito e muita ocitocina na veia, porém hoje passei por uma situação muito incômoda, onde recebi a primeira parte (metade) da minha prestação de serviço e infelizmente a gestante acabou em uma cesária, e por isso o casal contratante me pediu o ressarcimento desse valor e eu respondi que não iria devolver pq isso já fazia parte da minha consultoria e disponibilidade e que eu havia mandado um contrato pelo e mail, porém na minha inocência ou burrice mesmo, não imprimi e não assinamos nada, por achar que esse tipo de burocracia não fosse necessária, mas infelizmente eu estava enganada, e ao me recusar à devolver à quantia, fui tratada de uma maneira que me fez repensar e até mesmo questionar meu trabalho como doula, mas depois de muito pensar, inclusive boa parte da madrugada, pois isso realmente mexeu comigo, não pela quantia, mas pela total desvalorização e desmerecimento do meu trabalho, consegui entender que não estou sendo injusta e muito menos desonesta...
E por isso, para evitar outras situações como essa, resolvi falar de valores e explicar futuros questionamentos sobre o meu trabalho e de tantas outras doulas.
Vale à pena ter uma doula?
Na minha opinião, se uma mulher realmente busca um parto normal humanizado e respeitoso, uma doula faz toda a diferença no pré parto, parto e pós parto, primeiro por toda informação, indicação de profissionais, maternidades, esclarecer todas as mentiras e mitos do sistema cesarista e com isso trazer o empoderamento dessa gestante e segundo porque na hora do parto ela se torna essencial com métodos de analgesia, posições , enfim proporcionando conforto físico e emocional e trazendo, nas horas mais difíceis, o incentivo que ela tanto necessita.
O que está incluso nessa prestação de serviço?
No meu pacote está incluso:
Uma ou duas consultas pré- parto, e isso depende do tempo de gestação, pois às vezes a gestante nos procura com mais de 37 semanas e acaba sendo apenas um encontro, todo o trabalho de parto independente se ele dure 2 ou 48 hs, eu estarei lá enquanto ela precisar de mim(já deixei minha família e literalmente acampei na casa da gestante por 2 dias por um falso trabalho de parto e não cobrei nem um centavo à mais por isso, tem doulas que não trabalham dessa forma, mas esse é a minha forma de atendimento) e depois do parto uma visita com auxílio à amamentação.
É realmente necessário pagar a metade antes do parto? Por que?
Ao meu ver é necessário, pelos seguintes motivos: Por mais que eu ame ser doula, esse é o meu trabalho, isso teve e tem um custo e faz parte do sustento da minha família, mas infelizmente, no começo da carreira eu dizia que me pagasse depois, eu prestava todo atendimento, fazia as consultas, tirava todas as dúvidas, ficava com as gestantes uma noite inteira e às vezes por pressão familiar ou problema realmente sério, elas acabavam indo para a cesária e simplesmente eu ficava sem receber absolutamente nada por esse serviço, por isso hoje eu faço questão dessa primeira parte.
Não são apenas as consultas que estão inclusas nesse primeira parcela, mas sim a minha disponibilidade 24 hs por dia, por telefone ou por internet, quando tenho uma gestante com o parto aproximado eu não viajo, nem mesmo vou à lugares que não tenha acesso ao telefone, só aceito outra gestante com a mesma data de parto se a mesma aceitar ser atendida pela minha backup caso os partos ocorram no mesmo dia, estou sempre apoiando, explicando, incentivando, tirando a ansiedade, enfim sendo sua doula em tempo integral.
O que mais me magoou foi o argumento que esse marido usou na hora de me cobrar a devolução do dinheiro, foi falar que eu só tinha feita uma consulta de 40min. e ainda tinha ganho carona e não gastei nenhum centavo p isso, até a carona ele jogou na minha cara, pois naquele dia ela me pegou no HT à 2 min. da casa dela e me trouxe em casa pq estava chovendo muito, se eu soubesse que sairia tão caro, sinceramente teria vindo à pé na chuva!
Não, não foi uma consulta de 40min., eu não sei o tempo, pois meu trabalho eu não conto nem em horas quanto mais em minutos, mas sim três anos de estudo e dedicação, o amor e orgulho que eu sinto pelo meu ofício, e nenhuma pessoa vai me tirar isso...
E se a gestante efetuar o pagamento e acabar em cesária ou a doula for impossibilitada de entrar no CO pelo hospital?
Todo tipo de prestação de serviço, quando é assinado um contrato, sempre pagamos uma parte do mesmo, e se houver algum tipo de imprevisto da parte do contratante, o contratado não devolverá essa quantia.
Vou dar o exemplo de uma festa de casamento, quem já casou sabe que desde a locação do vestido de noiva até o mesa de doces do final de casamento, nós temos que dar sinais de pagamento e isso não sai nada barato, e se o casamento não acontecer? E se a noivo abandonar a noiva à um dia do altar ou acontecer algum acidente, doença, morte na família, imprevistos acontecem...Posso afirmar que nenhum desses prestadores devolverá o dinheiro investido, pq tudo foi reservado para aquele dia e ninguém sairá no prejuízo, à não ser os noivos!
Mas posso afirmar que se por algum motivo o contratado não conseguir cumprir o seu papel e o mesmo seja um profissional honesto e com ética ele devolveria o valor pago...
Carla Bichara